Auditoria Trabalhista: o que é e a importância para sua empresa

A auditoria trabalhista consiste na avaliação do cumprimento da lei laboral pela empresa, em que todos os processos e procedimentos são investigados, com apontamento dos riscos quando existentes.

Geralmente, iniciamos a auditoria na fase de pré-contratação, passando por todos os demais pontos da legislação, como saúde e segurança do trabalho, enquadramento sindical, contratos, salários, jornada, entre outros.

Por ser um procedimento de prevenção e gestão de riscos, geralmente integra programas de compliance, mas é possível que a auditoria seja feita sem a implementação desses programas. A auditoria trabalhista poderá também ser feita antes da compra e venda de alguma empresa, ou até em fornecedores, caso o contrato estipule.

Quando finalizada, é possível traçar um plano de ação que coloque a empresa em conformidade com a lei, sendo um ótimo mecanismo de eliminação de passivo trabalhista, se a companhia estiver aberta à mudança.

Por isso, é muito importante que a alta direção da empresa se empenhe e apoie as alterações sugeridas. Frases como: “mas sempre foi assim;” ou “mas eu nunca tive um processo com este pedido” são comuns, mas se houver apoio da alta direção, as alterações poderão ser implementadas, tudo no tempo que a empresa desejar.

É preciso ressaltar que o risco trata-se da exposição a penalidades legais. O fato de nunca ter sido descoberto não significa que os processos estejam de acordo com a lei.

A auditoria deve ser vista como um investimento no negócio e não um gasto. Melhor do que comprometer o orçamento da empresa custeando processos trabalhistas é investir em um processo que traga soluções para adequação da empresa às leis trabalhistas. Você já pensou nisso?